Solidariedade sindical<br>com a Palestina

Image 12125

Uma con­fe­rência sin­dical in­ter­na­ci­onal de so­li­da­ri­e­dade com os tra­ba­lha­dores e o povo da Pa­les­tina teve lugar em Lisboa, nos dias 14 e 15, pro­mo­vida pela CGTP-IN e pela GUPW (União Geral dos Tra­ba­lha­dores Pa­les­tinos), cujos se­cre­tá­rios-ge­rais, Ar­ménio Carlos e Mohmad Yahya, in­ter­vi­eram na sessão de aber­tura. Ao longo do pri­meiro dia, além de vá­rios re­pre­sen­tantes de or­ga­ni­za­ções sin­di­cais na­ci­o­nais e es­tran­geiras, fa­laram também di­ri­gentes do Con­selho Por­tu­guês para a Paz e Co­o­pe­ração, do Mo­vi­mento De­mo­crá­tico de Mu­lheres, do Mo­vi­mento pelos Di­reitos do Povo Pa­les­tino e pela Paz no Médio Ori­ente e da In­ter­jovem. No se­gundo dia, os par­ti­ci­pantes na con­fe­rência apro­varam uma de­cla­ração de so­li­da­ri­e­dade com os tra­ba­lha­dores e o povo pa­les­tinos.




Mais artigos de: Trabalhadores

«Ouça e não promulgue!»

Do palco, frente ao qual se jun­taram os mi­lhares de pes­soas que no sá­bado par­ti­ci­param na ma­ni­fes­tação da CGTP-IN, Ar­ménio Carlos lançou um ve­e­mente apelo para o lado oposto do Jardim Afonso de Al­bu­querque, en­de­re­çado ao in­qui­lino do Pa­lácio de Belém: «Ouça o povo e não pro­mulgue este Or­ça­mento».

TAP deve ser pública

O Go­verno pre­tende de­cidir hoje a pri­va­ti­zação da TAP, tra­tada no se­gredo dos ga­bi­netes e ao ar­repio da lei e da Cons­ti­tuição. Os tra­ba­lha­dores trou­xeram para a rua as suas pre­o­cu­pa­ções e o seu pro­testo le­gí­timo.

Orçamento merece veto

Para a Frente Comum dos Sin­di­catos da Ad­mi­nis­tração Pú­blica, o PR deve vetar o Or­ça­mento do Es­tado para 2013, que contém vá­rias normas vi­o­la­doras da Cons­ti­tuição, como se de­monstra num pa­recer de Gui­lherme Fon­seca.

Luta pelo trabalho

Na Fehst, re­pete-se o es­ta­fado ar­gu­mento das di­fi­cul­dades do mer­cado e até o cli­ente apon­tado como fonte da ins­ta­bi­li­dade é o mesmo de ou­tras oca­siões. Na Kemet está em marcha uma des­lo­ca­li­zação.

Bingo deve integrar todos

Frente ao Bingo do Salgueiros, concentraram-se no dia 15 algumas dezenas de trabalhadores, denunciando o papel que o Governo teve no despedimento de cerca de 40 pessoas e exigindo a sua reintegração. Com o apoio do Sindicato da Hotelaria do Norte, da CGTP-IN, a luta contou com...

Uma «borracha» na EPUL

Enquanto mais de cem trabalhadores da EPUL permaneciam concentrados, em protesto, na Praça do Município, a maioria PS que governa a cidade de Lisboa fazia aprovar a extinção daquela empresa, na reunião da Câmara, com o apoio do PSD e do CDS. O PCP defendeu a continuidade da...

Degradação no CNP

Com mais de 200 subscrições, foi entregue dia 5, ao Conselho Directivo do Instituto da Segurança Social e ao Ministério da Solidariedade e Segurança Social, um abaixo-assinado dos trabalhadores do Centro Nacional de Pensões, exigindo intervenção rápida para...